Resenha de Livro: Messer, Till Lindemann (2002)

   Na minha ultima postagem abandonatária eu disse que postaria uma resenha de livro antes do fechamento da nota, então estou trazendo para vocês uma resenha do livro Messer do vocalista da banda Rammstein, Till Lindemann.
  Messer é um livro de poesias escrito por Till Lindermann e publicado no dia 1 de Novembro de 2002. Não vou poder dar muitas informações sobre o livro, pois não existe muitas fichas técnicas dele na internet,  mas as únicas coisas importantes que vocês devem saber é que se trata de um livro de 176 páginas e que possui muitas fotografias estranhas, muito comum de Till Lindemann.
   Inicialmente eu estava pensando em procurar na biblioteca da escola, mas no final eu pensei que seria o tipo de livro difícil de se encontrar. Bem, foi  fácil de encontrar, mas difícil de se ler, pois li em Inglês com a ajuda do meu velho amigo, Google Tradutor.
   Eu sou suspeita a falar de Messer, eu amo as composições do Till e considero Rammstein uma das melhores bandas de Metal da atualidade.
   São tantas poesias, eu adoraria falar sobre todas, mas como o tempo é curto vou tentar fazer algumas reflexões sobre as poesias do livro que eu mais gostei.
Felicidade
A vida também traz alguns bons momentos
Eu encontrei alguns olhos de peixe na praia
Eu vou uni-los sobre meus olhos
Então eu vou ser capaz de ver você debaixo d'água
Todo o colorido das cobras-de-água
Formar ondas para fora de seu bonito crânio.
   A poesia acima é a ultima poesia do livro, ela originalmente se chama Glück e é sobre felicidade com um toque de obscuridade. 
   A poesia inicial do livro se chama Faca. É uma poesia bem curtinha, mas ela é essencial, obscura e magnífica, você sente que é uma bela introdução para as próximas poesias.
   Todas as poesias são muito complexas e o tema principal da maioria é justamente a morte. Eu acho que a maioria das poesias são uma questão de interpretação, pois eu fiquei sem entender as mais complexas e tive até que procurar entendimentos simples na internet. As imagens também são um bom modo de tentar interpretar as poesias do livro. Till é um bom poeta, seu pai era um poeta também e tenho que dizer que ele herdou muito bem seus talentos poéticos, pois as poesias do livro, apesar de serem antigas, são muito boas.
   Um dos poemas que eu mais gostei foi Viva Andromeda, ele é um dos poemas mais longos do livo, inicialmente não me fez sentido nenhum, mas foi muito bom quando eu soube do que se tratava.
   A nona poesia me enganou totalmente. Eu, como sou admiradora de Rammstein, pensei que era a letra da música Nebel do Rammstein, mas estava enganada. A poesia é sobre auto-mutilação com uma temática masoquista.
  A décima primeira poesia me deixou arrepiada, eu não entendi muito bem quando li pela primeira vez, mas... Eu estou sem palavras! Eu li a poesia e foi estranho, porque eu fiquei refletindo sobre o que o Till estava pensando no dia que escreveu essa poesia, só lendo para entender a sensação. 
   Existem muitas poesias maravilhosas no livro, mas uma que me chamou atenção mesmo foi Nele, é a poesia sobre a filha do Lindemann. Eu gosto muito quando os autores colocam coisas pessoais em seus textos ou músicas, pois a gente conhece e se sente mais conectado com o autor. Bem, essa poesia foi bastante triste, mostra como ele era um pai protetor e como ele faria tudo por sua filha. Bem, eu não sei muito bem quantos filhos ele tinha na época, mas achei muito legal ele colocar uma coisa tão pessoal em um poema.
   Eu fiz apenas algumas pequenas reflexões sobre as primeiras poesias do livro. Eu poderia comentar sobre todas as poesias, mas não iria fazer diferença, pois é um livro para ler e interpretar, todas as pessoas tem uma interpretação diferente. É um livro muito complexo, então eu recomendo que preste atenção em cada detalhe para que ele seja muito melhor.
   Recomendo o livro para todos que gostam das composições do Till Lindermann e para todos que gostam de poesias um pouco mais complexas e obscuras do que os poemas normais.
   Aqui em baixo deixo o vídeo (com a música Nebel do Rammstein ao fundo) que dá pra ver bem as figuras estranhas:


Leandra Letícia

3 comentários:

  1. você comprou o livro?pois nem pelo amazon estou conseguindo comprá-lo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li nesse blog: http://deutscheliebe.blogspot.com.br/
      Mas, para comprar, tinha no site da Livraria Cultura.

      Excluir
  2. obrigada pelo link :)
    faz muito tempo que quero ler este livro e não consigo encontrar em lugar algum :(

    ResponderExcluir

(: