Resenha de Filme: Clube da Luta (Fight Club, 1999)

   Eu pensava que minhas noites de insônia com Clube da Luta tinham acabado, mas acho que estava enganada. Eu assistia o filme todas as noites pensando sobre minha vida lamentável e no próximo dia eu continuava o ciclo lamentável indo para a psicóloga e falando sobre minhas semelhanças com o personagem principal do filme. Eu até fiz minha psicóloga assistir o filme, você sabe. Não foi uma coisa muito inteligente, pois o filme é um dos piores tapas que a sociedade pode receber. Eu também dizia em quase todas as conversas que gostaria de ter um Tyler Durden na minha vida, dizer que eu gostaria de ter esquizofrenia não foi outra coisa muito inteligente de se dizer. A esquizofrenia do personagem teve um lado bom, ele conseguiu mudar sua mente e também sua vida. Você não pode dizer que tudo foi uma coisa totalmente ruim, certo?
   Eu tinha a intenção de falar sobre um outro filme na postagem, mas Clube da Luta sempre está me levando pelo lado Tyler Durden da força. Eu não ligo, Clube da Luta não pode mesmo esperar.
   Fight Club é um filme norte-americano de 1999 dirigido por David Fincher. O filme é baseado em um livro de mesmo nome escrito por Chuck Palahniuk. O filme é protagonizado por Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter. A intenção de Fincher com a violência de Fight Club foi a de servir como metáfora ao conflito entre uma geração de pessoas jovens e o sistema de valores da publicidade.
   O filme não atingiu  grande sucesso nas bilheterias, mas fez um grande sucesso e m seu lançamento para DVD.
   O narrador desconhecido é um executivo comum, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. No mesmo período de tempo ele acaba conhecendo a problemática Marla Singer e o estranho Tyler Durden. Ele e Tyler acabam fundando um grupo secreto capaz de se fazer extravasar angústias e tensões através de violentos combates corporais.
   Você já se perguntou se existe um filme perfeito? O filme foi um soco tão grande na cara dos executivos dos estúdios de cinema que os cretinos reestruturam a campanha de marketing para evitar perdas maiores. Foi por causa da redução feita que o melhor filme do milênio teve pouco reconhecimento nas bilheterias. O filme assustou bastante o público na época, mas hoje ele consegue conquistar os diferentes públicos. Fight Club foi criticado pro muitos, mas ele foi e ainda é um filme de grande perfeição.
   A atuação do Norton foi novamente maravilhosa. O sofredor de insônia de Fight Club tinha a intenção de ser principal mostrando todo o desespero do personagem. Norton cumpriu seu papel de uma maneira brilhante, mas eu ainda não considero como a melhor atuação dele. O Ed é um ator magnífico, são tantas atuações maravilhosas que fica até difícil escolher qual foi seu melhor trabalho, mas eu ainda acho que a melhor das melhores foi realmente no papel de Derek Vyniard em American History X. 
   Os caras da indústria só chamavam a Helena para fazer papéis pobres e que desprezavam o talento incrível que ela tem. Na época ela interpretava bastante aquelas princesinhas britânicas do cabelos armados e mulheres que eram abandonadas grávidas no meio do filme. A Helena disse que odeia ser rotulada, ela era rotulada antes, mas as novas portas foram se abrindo após interpretar Marla Singer. Hoje ela está sempre sendo a vilã dos filmes. Eu como fã gostaria de vê-la em um tipo de papel diferente,  pois as rotulagens a impedem de mostrar todo o seu talento incrível de uma nova maneira. 
   O Brad Pitt é considerado por mulheres velhas como apenas um cara bonito, mas elas não vêem que o cara também é um grande ator. O filme nos mostra que ele não se parece tão interessante por sua beleza, mas também por sua atuação incrível. O Brad já interpretou vários papéis incríveis, ma o Tyler... Cara, sem dúvida é a melhor atuação do Brad Pitt.
   O David Fincher é um dos meus diretores favoritos. Ele ainda é um homem jovem e possui poucos filmes na filmografia, mas é assim que apenas alguns filmes incríveis podem compensar todos aqueles filmes ruins que hoje em dia ainda chamam de cinema. Eu geralmente não gosto de refilmagens, mas a refilmagem dele para Os Homens que Não Amavam as Mulheres foi incrível. Os três últimos e excelentes filmes do Fincher também foram indicados ao Óscar por várias categorias.
   A imagem dos objetos sendo mostrados nos momentos iniciais do filme é uma coisa tão simples e modernista. A fotografia consegue ser incrível mantendo o clima vintage com um grande modernismo. As faixas instrumentais dos The Dust Brothers se encaixaram muito bem com a fotografia, você pode ver como a trilha muda um momento na cena de luta do personagem de Norton com Angel Face.
   Os fãs de Chuck Palahniuk não devem se preocupar com a fidelidade da adaptação. Eu ainda estou no começo do livro, mas pude perceber que ele é bastante fiel só alternando algumas características dos personagens secundários.
   A maioria das pessoas acharam e minha psicóloga também achou o filme bastante violento. Eu não dou a mínima para o que os outros pensam de Clube da Luta. O filme é uma crítica perfeita ao consumismo exagerado e a sociedade capitalista.
   O filme é tão inteligente que é repleto de mensagens subliminares. Eu estava até com receio de estragar as surpresas escondidas do filme, mas acho que é melhor contar logo para deixar as pessoas mais atentas aos detalhes. Nós podemos notar que em várias cenas aparecem fantasmas do Tyler, mas existe uma cena que esclarece sutilmente a razão dos fantasmas. O narrador também tem duas breves visões do Tyler na televisão e também no aeroporto.
   Eu li muitas críticas sobre Clube da Luta e muitas delas referiam o narrador sem nome como Jack. Eu precisava esclarecer que o nome é apenas uma maneira de definir o modo de vida do narrador. 
   O filme não é apropriado para minha idade, mas eu não acho que existe idade para ser apreciador de cinema. Eu recomendo Clube da Luta para todos, pois é um dos melhores filmes que eu já assisti. É quase impossível acreditar que esse filme é real. Eu comprei o meu DVD por R$12,90 no site da Livraria Saraiva e ele não foi de nenhuma maneira um desperdício de dinheiro.
   Vocês deveriam me recompensar pela postagem. Eu quebrei a primeira e a segunda regra do Clube da Luta doze vezes, incluindo o título em Inglês, na postagem de hoje.
   Não importa, espero que tenham gostado da postagem sobre Clube da Luta... Vish!
Leandra Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(: