Chuck Palahniuk

   Eu sou novamente a Leandra e mais uma vez estamos aqui para mais uma das tarefas emocionantes de língua portuguesa. Eu não estou sendo sarcástica, eu até fiquei feliz por ter algumas tarefas predestinadas já que estava sem ideias. Eu não andei postando muito e o único motivo é a falta de ânimo. Eu tenho tempo de sobra, não é um problema para eu postar primeiro ou depois, mas é realmente a preguiça que anda me prejudicando para quase todas as coisas que eu preciso fazer.
   Eu estou aqui para falar do escritor romancista Chuck Palahniuk. Eu poderia ter escolhido qualquer autor já que é uma coisa livre, mas tem uma razão especial para falar dele. A minha razão não é uma razão literária, mas uma razão cinéfila. Eu gosto muito de ler, mas minha cinefilia é maior. Eu cresci respirando cinema e posso dizer que para mim uma das mais raras preciosidades do cinema americano foi baseada na obra de Chuck Palahniuk. O mestre David Fincher passou essa obra para imagens, mas o verdadeiro criador foi Chuck Palahniuk. Eu devo essa boa parte da minha jornada cinéfila a ele, eu nunca teria oportunidade de conhecer uma parte presente em todos nós sem o livro. Tyler Durden é a principal parte do caos, ele é a parte que busca destruir e reconstruir, ele é a parte que existe dentro de cada um de nós e Chuck apenas teve a coragem de passar isso para o papel. Eu ainda não falei da melhor coisa, não é? Eu não poderia ver dois dos meus três atores preferidos atuando juntos, não existe preço que pague esse privilégio, Helena Bonham Carter e Edward Norton, eu acho que vocês sabem o tamanho da emoção que é assistir vocês dois juntos em um filme tão bom e também é uma compensação em forma de brinde ter uma das melhores atuações da carreira de Brad Pitt. A obra a qual me refiro é Clube da Luta, eu até fiz uma resenha sobre o filme, mas creio que ninguém leu e me chateia um pouco quando ninguém lê.
   Eu parei de babar o ovo do filme, não é meu favorito de todos os tempos, mas parece de tanto que eu falo. Finalmente vou falar do homem que criou a estória de um dos melhores filmes do milênio, Chuck Palahniuk. A possibilidade grande de lembrar-se do autor citando Clube da Luta é dada pela grande sorte, pois o livro foi o primeiro dele e também o primeiro que se tornou uma obra cinematográfica de sucesso. A internet é uma coisa maravilhosa, não posso dar opinião sobre os livros dele já que não li nenhum por completo, mas vou tentar mostrar a visão dele sobre as próprias obras (e principalmente Clube da Luta) através de citações em entrevistas, não há nada que uma boa viagem de final de semana, não é? Vamos lá!
   A viagem começa depois de uma grande parte da vida do autor. Eu não quero falar dessas coisas que você pode encontrar na enciclopédia, então se você quiser ver data de nascimento dele ou apenas saber quem é a página do autor na Wikipédia é a serventia da casa.
   A viagem realmente começa realmente em uma data desconhecida onde o autor escreve seu primeiro livro nunca publicado. Insomnia: If You Lived Here, You'd Be Home Already (ou Insônia: Se Você Morasse Aqui, Você Já Estaria Em Casa.) foi ignorado pelas editoras, mas teve a utilidade de ser reaproveitado pelo autor para escrever Clube da Luta e Monstros Invisíveis. Eu realmente não achei nada sobre ele, mas em um fórum, lendo a opinião de algumas pessoas, surgiu uma teoria de ser o rascunho de Clube da Luta. As pessoas desse mesmo fórum também disseram que o livro está a venda no eBay e que o próprio autor não gostou do trabalho, eu procurei no eBay e não achei nada, então provavelmente é apenas um rumor. O fórum em questão é este, lá você pode ler um pouco mais sobre as teorias do livro.
   A viagem vai seguindo até o meu queridinho de todos os tempos. Clube da Luta foi o primeiro livro oficialmente lançado de Palahniuk. A genial obra foi lançada em 1996 e foi lançada em cinema três anos depois. As obras em cinema e literatura contam a estória de um sofredor de insônia que se encontra com sua outra metade.
   Eu não agradeci na resenha, então vou agradecer agora: Reese Witherspoon obrigado mesmo por ter recusado o papel, você salvou toda uma carreira e toda uma vida apenas por não assinar o papel.
   Helena Bonham Carter, eu nunca teria prestado atenção no filme sem você e tenho orgulho de dizer que você é incrível, rainha.
   Enfim, eu só queria dizer isso por causa do meu fanatismo e fanatismo eu tenho de sobra por várias coisas, mas tem coisas que são realmente do coração e Clube da Luta é assim. A vida que eu vivo está prestes a entrar em colapso, eu estou cansada e quero conhecer o meu lado de Tyler Durden. Eu quero mudar minha vida e quero viver sem controle. O autor prega isso e é isso o que eu sinto a respeito, não apenas uma obra qualquer, mas uma obra inteligente e ainda melhor sendo vista por meus olhos vendo dois atores que eu gosto pra caramba atuando juntos, eu já disse que não tem preço. Chuck é realmente genial e David é igualmente genial, você quer saber o que Chuck achou da adaptação cinematográfica? Então, sigam meus bons!
- Qual foi o seu sentimento sobre a versão cinematográfica de Clube da Luta?
   A primeira vez que vi os diários sobre o filme foi quando eu fui até as locações. David Fincher me arrastava para fora e me levava ao seu trailer para me mostrar esses diários, ele estaria me olhando para saber minha reação. Eu tinha pouca ou nenhuma ideia de onde as cenas se encaixariam. As fotos de reação estavam maravilhosas e as coisas pareciam tão aleatórias, maravilhosamente compostas, atrativas e divertidas de sua própria maneira, mas eu não tinha ideia de como elas poderiam ficar bem juntas. Eu me senti tão auto-consciente com ele me observando. Eu quando vi o filme sentado com Jim Uhls para gravar a faixa de comentários, eu estava envergonhado do livro, pois o filme tinha um enredo tão simples e se tornou ainda mais eficaz, ele tinha ligações que eu nunca pensei em fazer. Não existe uma comparação sobre os pais criando franquias em outras famílias. Eu nunca pensei em uma conexão em Clube da Luta e as franquias e o filme fez essa ligação. Eu estava me batendo por não ter feito essa conexão por mim mesmo.
   Chuck também falou na mesma entrevista sobre o nome do personagem principal. Eu falei disso lá na resenha já que odiava ver as pessoas dizendo que o nome do narrador era Jack e o próprio autor esclarece:
- Qual exatamente é o nome do personagem de Clube da Luta?   O nome dele nunca foi dito no livro. Eles precisavam de um nome para colocar no roteiro junto as linhas do personagem de modo que bastava apenas colocar Jack lá para o inferno dele. No livro tem uma parte ele pega a carteira de motorista e mostra para Marla para provar que não é Tyler Durden, mas Marla foi apresentada a ele quando usava vários nomes diferentes nos grupos de apoio. Quando ele foi finalmente salvá-la como Tyler, ela ficou conhecendo ele assim. Todas as pessoas que o conheceram o conheceram como Tyler, então de modo que eles o ficaram assim conhecendo. Mas seu nome é realmente... Eu não tenho nenhuma ideia.
   E ele também respondeu uma pergunta bem interessante sobre um possível Monstros Invisíveis se fosse adaptado para cinema. Eu entendo a sua visão, Sr. Chuck. Eu também não posso tirar a Helena da minha cabeça, ela é tão incrível, não é? Eu concordo com tudo e para mim toda a dose de Helena Bonham Carter, Edward Norton e Johnny Depp não são suficientes, eles realmente salvam meus dias e eu sempre preciso de mais para ficar totalmente forte:
- Se eles transformarem Monstro Invisíveis em um filme, quem você mais gostaria de ver no elenco?É engraçado, pois agora eu não posso tirar Helena Bonham Carter da minha cabeça. Ela é uma pessoa excepcionalmente atraente e eu também sinto o tipo de ator é Edward Norton. Ela tem consciência de até mesmo o gesto mais minúsculo e como ela aparece. Talvez eu esteja apenas obcecado por ela depois de Clube da Luta, mas Helena Bonham Carter é justa, eu acho que ela é provavelmente a atriz mais extraordinária da nossa geração. Eu não consigo pensar em ninguém que eu prefiro ver.
    Eu acabo por aqui a viagem por Clube da Luta se não eu vou ficar só nisso o dia todo. A entrevista completa você pode ler aquiEu acho que deveria ganhar nota de inglês também, eu não colei as partes mais interessantes no Google, eu traduzi da melhor maneira mesmo com o inglês fraco. Eu mendigando nota, sim ou claro?


   A viagem segue agora para o livro Sobrevivente de 1999. A biografia fica mais difícil pra mim aqui, nunca li o livro e não tenho bem uma opinião formada. A minha única referência para falar desse livro é uma resenha que eu li em um blog que eu adoro chamado Tudo Asfixia. Sobrevivente conta a estória de um homem que narra uma gravação em uma cabine de um avião onde resolve contar toda a sua história e o motivo pelo qual ele sequestrou o avião para se suicidar.
   Eu não encontrei muito sobre esse livro e nem a opinião do autor sobre ele, mas encontrei um resumão na página americana do livro na Wikipédia e encontrei uma página oficial do autor falando sobre uma possível adaptação dirigida pelo diretor Francis Lawrance.
   E finalmente caímos no polêmico Monstros Invisíveis. O livro também escrito em 1999 conta a estória de uma modelo que sofre um acidente e perde uma parte do rosto, ela conhece uma mulher construída artificialmente e com ela aprende a conviver com seu novo rosto roubando medicamentos artificiais.
   Eu não tenho nada a dizer, mas sei que P-R-E-C-I-S-O ler esse livro. O Chuck falou que não conseguia tirar a Helena da cabeça naquela entrevista no ano em que escrevia Choke, nós somos estranhos, eu imagino a Helena fazendo isso e eu não sei, ela deveria ser a criminosa, ela cabe de louca, excêntrica e fica maravilhosa até como macaca. Helena Bonham Carter, se eles fizerem um filme desse livro e te chamarem é melhor pensar em sua fã número um e aceitar. Eu sei, eu sou meio maníaca falando assim, eu pareço uma agiota para todos eles, não importa.
   Eu não encontrei muitas coisas, mas descobri que Monstros Invisíveis é o único livro que não foi lançado em capa dura nos Estados Unidos e aqui eu também li que na edição do livro tem cenas adicionais. Eu adorei a capa dessa edição, bizarra e muito linda, não é? 

   O avião entrou em "Choke", es... es... estamos tentando pa... pa... parar o mais rápido possível... BOM!
   O livro que falamos agora é Choke (ou No Sufoco). O livro fala sobre uma relação familiar entre uma mãe e um filho.
   Eu também não tenho muito que falar desses e nem dos próximos, mas deixo a dica se vocês quiserem conferir. O livro tem uma versão cinematográfica de mesmo nome se vocês tiverem curiosidade.

  - Quanto Choke é autobiográfico?Cara, engraçado, porque a parte mais autobiográfica é quando Denny diz que ele descobriu a masturbação, ele achou que tivesse inventado e ele achava que isso ia fazê-lo rico. Eu me lembro no início de estar com dezoito anos pensando: “Eu nunca vou ter que trabalhar. Nenhuns dos meus descendentes vão ter que trabalhar, isso vai me fazer muito rico. Foi uma decepção quando eu percebi que não era a minha invenção.

- Por que todos no mundo de Choke usam drogas ou tem problemas exteriores tão intensos? Bem, as pessoas que não querem ficar com as suas vidas e não querem aceitar a responsabilidade para a direção de suas vidas e querem sair com outras pessoas que não querem aceitar a responsabilidade ou seguir em frente e assim você achar que a sua cultura inteira em torno de você são as pessoas que são como você, porque isso é o que é reconfortante. O mundo torna-se para você, você nem sequer vê as pessoas além daquelas pessoas que são como a si mesmo e assim para Victor, este é como o mundo é por que esta é a forma como ele é e isso é o que ele está cercado.
   Você pode ler mais da entrevista aqui. A entrevista fala muito sobre Choke e Clube da Luta e tem até comparações dos dois, muito interessante para quem sabe pelo menos um pouco de inglês. 


   A penúltima parte da viagem é Mais Estranho Que a Ficção: Histórias Reais. Eu posso falar um pouco mais desse, eu tenho uma noção também por causa do filme e realmente me senti um pouco estranha em saber que era do Chuck. O livro fala de um homem que de repente começa a ter sua vida narrada por uma mulher, ele começa a seguir narrações e decide procurar a voz já que a sua vida começa a ser influenciada por isso.
   Eu não acredito que isso é Chuck Palahniuk. Eu não sei se o filme que é fofinho demais, mas eu estranhei mesmo. Eu recomendo que vejam o filme, ele é uma doçura completa. Eu nunca li o livro, mas sempre recomendo para a comparação. A resenha dele também tem lá no Tudo Asfixia e pelo que a autora da resenha diz fala muito de uma pessoa solitária.
   Mais Estranho Que a Ficção: Histórias Reais é o segundo livro não ficção de Palahniuk.

Os livros que eu não comentei aqui são esses, não tem muita coisa falando
sobre eles, então eu não coloquei, mas é bom saber que não existem só os que eu citei aqui:


   Eu vou para nossa ultima parte para definir o autor por si mesmo. As entrevistas não negam que o cara é bom, eu deixo aqui mais uma parte de entrevistas que mostram quem é realmente esse grande gênio por trás de grandes obras:
- Qual é o sentido da vida? Eu acho que se alguém sabe, é você.Encontrar alegria em tudo o que você escolhe fazer. Todo trabalho, relacionamento, casa... é sua responsabilidade a amá-lo ou alterá-lo. 
- Qual é a melhor adaptação de livro para filme em sua opinião?Pergunta fácil. O Bebê de Rosemary... Roman Polanski fez um ótimo trabalho de adaptar romance de Levin.

- Você prefere queimar até a morte ou congelar até a morte?Congelar até a morte. Mas se eu tivesse total escolha que não seja a morte por velhice, após 100 anos de ocupado e uma emocionante vida. Eu escolheria a morte de fogo por monóxido de carbono. Se um pouco de carvão vegetal pode matar milhares de japoneses a cada ano e em seguida um comprimido para dormir e um Hibachi podem me colocar para dormir para sempre.
   E de onde vem tanta inspiração, Mr. Palahniuk?
Quem te influenciou a começar a escrever?Tom Jones, escritor de Seattle. Amy Hemple, escritora de contos de Nova York, ela vive algumas vezes na área da baía. Amy Hemple é incrível. Os ensaios de Joan Didieon. É engraçado, tão quanto da minha ficção como os ensaios. Às vezes eu vou deixar a trama por completo e eu vou fazer um capítulo que discute apenas uma espécie de algo, igual ao capítulo Stairmaster de Sobrevivente, ele é apenas um discurso longo sobre a natureza da vida moderna e tentando alcançar epifanias dentro de janelas de tempo muito limitados. Eu gosto de ler ensaios, porque eu escrevo tanto como os ensaios. Eu realmente gosto de coleta de Bret Ellis, Os Informantes. Eu realmente amei Psicopata Americano. Eu não podia acreditar no bom trabalho que fizeram com o filme do livro. Eu realmente amei esse filme, ele realmente me fez querer voltar e re-ler o livro.
   Eu fico feliz em saber que ele gostou de American Psycho, eu acho que uma opinião profissional sobre algo ajuda em uma escola. Eu nunca assisti o filme, mas está na minha lista. Eu estou no melhor momento Christian Bale, ele é um ator incrível, não resisto mais depois de The Machinist e The Fighter.

   A entrevista acima pode ser lida por completo aqui. Eu não traduzi nenhuma parte dessa, mas é interessante pra quem quiser ler, ele fala um pouco sobre as adaptações das suas obras para cinema.

   Eu não tenho mais nada pra dizer. A postagem ficou enorme, eu fiquei o dia inteiro fazendo e vai ser uma sacanagem se ninguém ler. Eu aceito livros do Chuck de presente em vez de comentários, mas recompensem de qualquer maneira. /rs
   A professora deu a sugestão de tirar foto com o livro, eu realmente não tenho o livro ainda, mas pretendo comprar, então tirei uma foto com meu xodó em filme, Clube da Luta. A foto era pra ser uma coisa mais criativa, eu ia escrever no sabonete (e eu escrevi), mas não deu muito certo. Os meus pais vão tomar banho com letrinhas em braile e vão achar que eu sou louca, you know. /rs
   A postagem ficou mais desarrumada que meu quarto, mas o importante mesmo é a qualidade. Eu parecia uma dessas meninas frescas no começo do blog, fazendo tudo alinhadinho, certinho, bonitinho, mas agora eu não dou a mínima pra esse tipo de coisa. O HTML do Blogger é uma porcaria e se eu fosse coordenadora de programação de lá já teria arrumado.
   Enfim, eu estou falando coisa demais, encerro a postagem por aqui. Eu espero realmente que tenham gostado e peço que comentem, não é todos os dias que eu tenho disposição pra pesquisar de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(: